Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

OPALA 1974! O CARRO DO JOSÉ

O Chevrolet Opala é um carro  brasileiro, fabricado pela General Motors de 1968 a 1992, influências do Chevrolet Impala. Ele foi um dos primeiros carros de passeio da GM no Brasil e marcou época com diferentes versões, motores (principalmente o 6 em linha 4.1 litros) e teve outras versões  como o Comodoro e o Diplomata. 

História e características

  • Motorização: Teve motores 4 e 6 cilindros, com o motor 6 cilindros 4.1 litros (250-S) se tornando o mais famoso e durável.
  • Versões: As versões variaram de básicas, como o Standard, até as mais luxuosas, como o Comodoro e o Diplomata.

Popularidade e colecionismo

  • Ícone cultural: Muitas pessoas têm histórias pessoais ligadas ao Opala, que evoca memórias e nostalgia.
  • Objeto de coleção: Mesmo após o fim da produção, o modelo se consolidou como um item de desejo e valorizado por colecionadores.

Essa é a definição básica de um carro mas o carro que vamos apresentar tem muito mais história e enche-nos de orgulho o Clube Velhos da Casa Verde ter um sócio com tanta sabedoria e amor pelo seu veiculo e também por sua família presente nas suas lembranças e falas que ele faz questão de destacar, tem uma grande paixão por outro veiculo mas isso será contado em outro momento.

Pensa num carro integro sem nenhum problema mecânico, totalmente funcional e em condições idênticas  ao dia que ele saiu da fabrica em 1974, estou falando do Opala Amarelo do meu amigo José Munuera que além de uma ótima companhia de eventos e um profundo conhecedor de mecânica e carros.

O Carro do José é um Opala 1974 Especial e ele é o seu segundo dono o primeiro foi um parente de seu irmão que faleceu e  havia tirado ele zero e o manteve até sua Morte foi quando o José comprou o carrinho em 2008 e o mantem até os dias de hoje e cuida com a máxima atenção.

Lógico que ele logo que chegou precisou de uma reforma que durou uma ano e meio mas tudo que foi trocado seguiu o padrão da fabrica. Como podemos observar nas fotos abaixo.

Posso afirmar que o cheiro de carro novo ainda se faz presente no seu interior.

Rodas seguem o padrão da época

Porta Mala em perfeitas condições.

A Parte debaixo e a estrutura do carro conserva toda a originalidade

Logo que o José terminou a reforma do Opala ele se animou em entrar neste universo do colecionismo dos carros antigos e foi com o carro faltando apenas pequenos detalhes conhecidos somente por um verdadeiro especialista na linha Chevrolet e Opala, esse encontro foi na Estação da Luz como ele registrou nessa foto abaixo.

Ao sair do encontro um homem o abordou dizendo ser o responsável em selecionar carros que seriam os modelos para que uma equipe de desenhistas que estavam trabalhando para lançar uma Série de Carros em miniaturas de modelos Brasileiros, essa pessoa inclusive era estrangeira e solicitou a permissão para gabaritar o carro do José, mesmo desconfiado ele autorizou no dia marcado uma equipe foi ao local previamente acertado e tiraram todas as medidas do carro e isso demorou horas, no final prometeram que ele ganharia um presente.

Passados alguns meses o José foi avisado por parentes que seu carro estava na banca de jornal e sem as garras do para-choque frontal que ainda faltava na época

Esse Logo da Grade já viu 51 anos e continua com a mesma cor da fabrica o que prova que a Escola Brasileira de Carros e Peças na década de 1970 e 1980 eram bem elaborada.

O motor é outra coisa que chama atenção nos eventos, basta o José levantar o capô que chega perguntas e duvidas dos “opaleiros” e ele tem paciência de ensinar tudo que sabe. Um Aviso para os interessados o Opala já tem um Guardião e herdeiro é o Neto Felipe que tive o prazer de conhecer, o carro e ele tem uma forte ligação isso é perceptível no cuidado do Jovem com o carro do vô, aliás, foi o Opala que trouxe o Menino para casa em 2010, lá da Maternidade Pro-Matre é isso que o colecionador aprecia as interações do carro com a família. Depois esse carinho andou para Guarulhos, Jundiaí, Atibaia e grande ABC. Faz Parte de nosso Clube de Carros e defende a causa do automobilismo.

Espero que tenham gostado da matéria e aguardem para breve novas historias sobre nossas histórias, hoje tenho mais de 40 carros para contar e gostaria de ter muito mais, portanto entre em contato conosco e conte sua paixão pelo seu carinho, logo ela aparecerá aqui. Até mais

Meu Agradecimento a José Munuera pelas fotos e informações e por sua gentileza em atender nosso pedido de reportagem.

Matéria anterior
Próxima matéria

Velhos da Casa Verde

Escritor & Membro do Clube

Todas as matérias

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas

Copyright © 2025 Velhos da Casa Verde. Todos os direitos reservados.